sexta-feira, 14 de julho de 2017

Brincando e Aprendendo com o Meio Ambiente

                                INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CANTINHO ALEGRE
TURMA: Nível III
PROFESSORA: Alexandra
ESTAGIÁRIA: Jéssica
 BRINCANDO E APRENDENDO COM O MEIO AMBIENTE

Os cuidados com o meio ambiente não devem ser tratados como algo distante do cotidiano das crianças, mas como parte de suas vidas. É muito importante passarmos para as crianças o cuidado que temos que ter com o meio em que vivemos, mostrando-lhes que o ar que respiramos só é bom se as árvores forem cuidadas e preservadas, pois elas são os nossos filtros naturais e que a água é a fonte da vida e que os rios devem ser bem cuidados.
O entendimento quanto aos cuidados com o meio ambiente devem iniciar desde cedo, pois é muito mais fácil fazer as crianças compreenderem a importância da natureza nesta fase em que vivenciam a infância, o faz de conta, as brincadeiras, pois é brincando que elas internalizam o que aprendem. Dessa forma entenderão que estamos inseridos no meio ambiente e que somos parte integrante desse meio e que cada um desempenha um papel fundamental para a preservação da natureza.
A turma do Nível III revitalizou o espaço da Instituição, realizando o plantio de mudas de flores para embelezar.  Neste momento realizaram a observação e a exploração dos processos naturais como: estação do ano, germinação e crescimento das plantas e fenômenos atmosféricos.