quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Boi-De-Mamão

INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ - ESCOLAR CANTINHO ALEGRE
TURMA: Nível V Vespertino
PROFESSORAS:  Barbara e Janaina
ESTAGIÁRIAS: Iasmin
                         
 BOI-DE-MAMÃO
            A brincadeira com o boi-de-mamão é uma das mais tradicionais manifestações folclóricas da Ilha de Santa Catarina e tem se consolidado ao longo dos anos como marca registrada das crianças que frequentam a Instituição de Educação Infantil Cantinho Alegre.
            O folguedo do boi-de-mamão é uma das atividades que articula o trabalho desenvolvido pela arte-educação com diferentes linguagens que compõem o cotidiano educativo, como o teatro, a música e a dança, possibilitando, entre outras coisas, que a criança conheça e valorize as tradições culturais da região e do estado onde vive.
            Durante as aulas de Educação Física, que foi a disciplina que trabalhou o Boi-de-mamão na Instituição, as crianças participaram de diferentes formas, destacando-se: a representação dos vários personagens que pertencem à brincadeira, a participação na banda que toca instrumentos e no coro que os acompanha; na confecção dos personagens em diferentes tamanhos, etc. Os personagens que compõem o boi-de-mamão são confeccionados com materiais leve e adequado ao tamanho das crianças. Para àquelas muito pequenas são confeccionados figuras menores que podem ser manipuladas como fantoches, dedoches ou marionetes.

            Quando convidadas a “dançar o boi-de-mamão” as crianças não oscilam em demonstrar seu entusiasmo contagiando ao longo do ano inclusive àqueles mais tímidos. Deste modo, elas vivenciam a alegria desse folguedo tão popular do nosso estado e se divertem interpretando, dançando, cantando e contagiando a Instituição toda com esse folguedo popular.